na região

Pelo segundo dia, cidades em bandeira vermelha mantêm o comércio aberto

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Marcelo Ribeiro (Caderno 7)
Lojas estão funcionando em São Gabriel

Nesta terça-feira, pelo segundo dia consecutivo, Rosário do Sul e São Gabriel, cidades que estão em área de bandeira vermelha, mantêm o comércio em funcionamento. Conforme o governo do Estado, nesta bandeira, serviços considerados não essenciais, como o comércio, devem fechar as portas. Só que esses municípios, assim como os demais da Fronteira-Oeste, são contrários a essa classificação mais restritiva e pediram mudança ao governo. Até a chegada de uma resposta, as cidades decidiram seguir as medidas da bandeira laranja, menos restritivas

Na bandeira amarela, Caçapava do Sul tem novo horário de funcionamento do comércio

Durante a segunda-feira, o governador Eduardo Leite (PSDB) esteve reunido por videoconferência com prefeitos das quatro regiões que passaram para a bandeira vermelha e são contrários a essa classificação. A reunião com os prefeitos Rossano Gonçalves (PL), de São Gabriel, e Zilase Rossignollo (PTB), de Rosário do Sul, terminou por volta de 20h, e Leite pediu um prazo de 24h para se manifestar sobre as demandas apresentadas, assim como fez em reunião com prefeitos da Região Central.

Até esta nova manifestação, prefeituras da Fronteira-Oeste decidiram seguir as medidas da bandeira laranja, que permite a abertura de estabelecimentos não essenciais. Depois que o governo apresentar uma resposta, vai ocorrer uma nova reunião entre os prefeitos para definir como irão proceder em relação a decisão.

- A bandeira vermelha restringe barbaramente o funcionamento da nossa economia, do comércio, dos prestadores de serviço. Nos sentimos penalizados por conta do Estado não ter investido na nossa região com mais leitos. Trabalhamos para reverter a situação. Mas, não podemos esquecer de manter o distanciamento, usar máscara e cuidar da higienizarão - destacou Rossano.

Boletim da prefeitura registra 83 novos casos de coronavírus em 48h

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Bruna Nunes (Arquivo Pessoal)
Comércio aberto em Rosário do Sul

A Associação dos Municípios da Fronteira-Oeste (Amfro) é formada por 12 municípios, entre eles Rosário do Sul, São Gabriel e Santa Margarida do Sul.

Nas próximas 48h, todas as cidades deverão informar ao Ministério Público como estão se adequando ou implementando mudanças para obedecer às determinações da bandeira vermelha. Segundo nota divulgada pelo órgão, a intenção é não precisar responsabilizar criminalmente os prefeitos que estiverem buscando a adequação.

NÚMERO DE CASOS

  • São Gabriel: há 162 casos confirmados, dos quais 67 estão recuperados, nove estão internados em hospital e 80 em isolamento domiciliar. Já são seis mortes pela doença
  • Rosário do Sul: há três casos confirmados, todos considerados curados 

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: nos 18 anos do Diário, relembre a campanha que estimulou a consciência no trânsito

Sete localidades ficam sem água nesta terça-feira Próximo

Sete localidades ficam sem água nesta terça-feira

Geral